quarta-feira, 18 de maio de 2011

Concurso da Acerva Mineira revoluciona estilos!!!





Juíza Fabiana Arreguy atenta à apresentação durante julgamento


Texto e imagens do julgamento: Márcio Rossi
Imagens da premiação: Rubens Hermógenes


Goiabale, Carquejale? Cerveja com pé de moleque, goiabada, doce de leite, tabaco, cachaça, mel, ervas, fogão de lenha, buriti...! Será que a Tia Anastácia baixou no Mestre Cervejeiro? Nada disso.

Durante os encontros nos quais a ACervA Mineira buscava, entre outras coisas, definir o estilo de seu concurso interno, surgira uma polarização: de um lado, era interessante um estilo básico que permitisse e incentivasse a participação de cervejeiros iniciantes, uma pale ale; do outro, os veteranos desejavam um estilo desafiador. Salomonicamente, decidiu-se por ambos. Impasse resolvido, impasse criado: encontrar o desafio para o segundo estilo.

Páginas obscuras do BJCP foram vasculhadas e nada de consenso enquanto crescia um anseio por algo novo e complexo. Estilo livre foi a resposta... que evocou novas questões envolvendo a dificuldade de julgar coisas diferentes. O assunto não se resolvia, cada resposta suscitava nova pergunta, imperava escuridão no fim do túnel até o surgimento da ideia que catalisaria o até então improvável consenso: estilo mineiro!! Mas como assim, o que viria a ser esse estilo? Boa pergunta, desta vez a resposta estava na ponta da língua: deveria evocar a história e tradição das Gerais, além de utilizar ingredientes típicos da rica culinária mineira. Exigências adicionais estabeleciam o perímetro dentro do qual cervejeiros ávidos por inovação exerceriam sua criatividade: a cerveja deveria se diferenciar de qualquer estilo existente. Claro, para inaugurar um estilo, deveria sobretudo ser algo que se queira e possa repetir.
Jurados durante os trabalhos

Os candidatos deveriam apresentar sua cerveja com uma introdução histórica na qual se estabelecia os porquês de sua tipicidade e em seguida, descrevê-la dentro dos moldes e critérios do BJCP. Os juízes avaliariam as candidatas considerando sua originalidade, qualidade e coerência com os preceitos de um novo estilo.

Dez alquimistas se lançaram na busca dessa pedra filosofal e submeteram aos juízes suas criações cujas deliciosas histórias e detalhes podem ser conferidos clicando em seus links. Abaixo, na ordem em que foram degustadas:


Juliano Caldeira


Jurados reunidos na Taberna do Vale

José Felipe Carneiro/Wäls

No dia 16/Abril se reuniram na Taberna do Vale em Nova Lima imbuídos da ardua missão de julgar as Pale Ales e as Mineiras os juízes Fabiana Arreguy, Juliano Caldeira, Luiz Flávio Leão, Paulo Schiaveto, Evandro Zanini, Rodrigo Lemos, Ronaldo Morado e Zé Filipe Carneiro.

Após a agradável surpresa com alto nível das pale ales apresentadas, vieram as Mineiras. Era um misto de surpresa e encantamento; "Uma excelente idéia, parabéns pela iniciativa. Espero que isso incentive os cervejeiros a explorar as possibilidades desse universo. Não tenho dúvidas que o futuro da cultura cervejeira passa necessariamente por essas experiências. Fui muito bem surpreendido com o que degustei. Continuem!", comentava animadamente o juiz Ronaldo Morado, renomado estudioso e autor da Larousse da Cerveja.

A disputa foi acirrada, conforme retrata o mestre cervejeiro José Filipe Carneiro da Wals, também juiz no evento: " Todas as cervejas do Estilo Mineiro estavam fantásticas!".

Feitas as contas, eleitas as vencedoras, viria a festa de confraternização da ACervA Mineira durante a qual seriam anunciados os vencedores em ambos estilos, Pale Ale e Mineiro. Antes disso o longo julgamento foi encerrado com uma formidável paella preparada pelo chefe Uriel.
Chefe Uriel e a maravilhosa paella servida aos juizes e convidados

As surpresas não se restringiram ao estilo livre, a qualidade das pale ales impressionou o juri e foi com muita satisfação que pudemos assistir novos cervejeiros conquistando um lugar no podium. Difícil escolher entra tanta cerveja boa, parabéns aos premiados:


Estilo English Pale Ale - Extra Special Bitter - ESB
1 Lugar : Antônio Augusto e Emanuel Manfred - Old Rock Beer - Cerveja: Old Rock Beer ESB
2 Lugar: Rafael Patrício e Rogério William - Cerveja: Spell
3 Lugar: Shinaider Fonseca - Cerveja: Brust Bier ESB



Evento irretocável para 200 pessoas com uma dezena de estilos diferentes de cerveja (bica liberada, self service!) lotou a a Kud Bier em tarde de sábado com muito rock n' roll. Uma celebração à essência da cerveja artesanal: inovação, qualidade e amizade.

Taberna do Vale


Ronaldo Morado

Evandro Zanini

Rodrigo Lemos

Rodrigo Lemos, Ronaldo Morado, Paulo Schiaveto, Henrique, Humberto (premiado), Fabiana Arreguy e Luiz Flávio



José Bento comemora

Patrus e Lela(Grimor) recebendo o certificado

Antonio Augusto e Emanuel


Rafael Patrício



Shinaider comemora

Nenhum comentário:

 
.